Pular para o conteúdo principal

PALAVRAS QUE CONTAMINAM


Os professores sabem bem disso (mas às vezes esquecem): o seu padrão de língua é contagiante (ou contaminante). Eu procuro ficar atenta ao meu modo de falar, ao meu sotaque, para não contagiar demais os alunos com meu “gislainês porto-alegrense”. Isso não evita que escape um “de manhã” (pronunciando como se escreve, à moda gaúcha) e chamando a atenção dos estudantes, que perguntam: “mas você não disse que “de” se pronuncia “di”?”
GE-RAL-MEN-TE, sim. NO PORTUGUÊS FALADO NO BRASIL!
O fato é que nossos ouvidos nativos estão acostumados às várias possíveis pronúncias. Temos vários modos para pronunciar as sílabas compostas com as consoantes “s”, “d”, “t”, “r”. As vogais também mudam muito de acordo com a posição na palavra e com o falante. Algumas vogais ditongam onde não há ditongo, outras se nasalizam onde não há nasalização. E tudo isso não é um fator de instabilidade da língua, mas uma expressão da nossa enorme diversidade cultural.
Estamos acostumados às nossas diferenças internas e apreciamos a boa vontade dos estrangeiros que tentam falar o nosso idioma. Os nossos ouvidos são embalados pelos vários sotaques da língua que nos predispõem para o contágio, para o apropriar-se do falar alheio. E também contagiamos as pessoas com as nossas palavras mais características, a nossa saudade, o saber curtir a vida. Tudo isso passa pela língua. Tudo isso se aninha no coração. Acho que isso é uma das magias do português.

Comentários

  1. Nunca esquecerei teu “gislainês porto-alegrense” . Foi a base para amar a língua portuguesa, que não è fácil não. E por isso te agradeço do fundo do meu coração.
    Nunca esquecerei a tua maneira informal mas eficiente e eficaz de ensinar.
    E certo que tudo isso se aninha no coração, mas essa “magia” não se conseguiria sem uma boa professora.
    Obrigado.

    Fernando Curatolo

    ResponderExcluir
  2. Fernando!
    Que bom ler a sua mensagem, que saudade da turma. Vocês foram um grupo inesquecível para mim. Conservo com carinho a foto de grupo que vocês me deram como recordação. Abraço! Que chegue até você, onde quer que você esteja!
    Gislaine

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais populares

LÁ VAI BARÃO!