Pular para o conteúdo principal

LEVANDO AO PÉ DA LETRA, PAGANDO MICO

Recentemente, li que o espanhol e o português (nessa ordem) são as línguas mais "felizes" do mundo, quer dizer, são aquelas em que há maior número de vocábulos ligados à ideia de felicidade. A pesquisa foi feita por uma universidade americana.
Também li nas últimas semanas que entre os indícios que levaram à prisão de manifestantes no Brasil, estavam expressões "bélicas", como "bombar", usadas pelos acusados. Os indícios foram recolhidos por doutos policiais.

Gente, nem tanto ao céu, nem tanto à terra! A pior forma de levar uma coisa ao pé da letra é levar uma palavra ao pé da letra! Especialmente em uma língua, como o português, cheia de sentidos figurados, usados o tempo todo na linguagem coloquial, interpretar palavras no sentido literal comporta um sério risco de pagar mico.

Seria risível, se não fosse trágico, ver como a língua é mal usada em situações que afetam a vida de todos nós. Isso me faz pensar, por exemplo, nas pesadas críticas feitas a políticos que deslizam na concordância verbal ou na pronúncia correta de certas palavras. E depois vejo os jornais repetindo como papagaios os argumentos usados pela acusação contra os manifestantes brasileiros e fico achando que a vida realmente não tem solução. Só uma pessoa com um otimismo irrefreável como o meu pode continuar pregando nesse deserto, onde mais vale a aparência que a substância. Malham o político que fala mal e levam a sério os que interpretam incorretamente a língua! A nossa é mesmo a cultura do beletrismo selvagem institucionalizado! E ai de quem contrarie: que desacato! Salve-se quem puder!



Ficam aqui alguns exemplos da linguagem figurada (observem a etimologia bélica competindo com tanta felicidade que transborda no nosso falar), que só uma mente perturbada poderia interpretar ao pé da letra:

1. aguerrido
"Espírito aguerrido" na ADVB-SC
O presidente da entidade, Octávio Lebarbenchon disse que o evento celebrou o “espírito aguerrido” das lideranças que, apesar dos obstáculos políticos e econômicos, ajudararam Santa Catarina a avançar mais do que os Estados vizinhos na geração de riqueza nesses anos.
(Diário Catarinense, 15/07/2014)

2. estratégia
Estratégia do Fed turva cenário de câmbio na América Latina
Incerteza sobre crescimento da economia norte-americana deve continuar a ser a principal preocupação do mercado de câmbio na América Latina nos próximos meses
(Revista Exame, 06/08/2014)

3. mobilizar
Festa de São Cristóvão promete mobilizar devotos no domingo
Celebração em louvor ao santo protetor dos motoristas contará com missa e carreata
(Jornal da Cidade Bauru, 17/07/2014)

4. tática
Alessandro admite que tática do Náutico é explorar contra-ataques
Até pela fase ruim que o clube tenta deixar para trás, goleiro entende que momento é de ser mais "humilde" dentro de campo
(Globo Esporte, 05/08/2014)

5. briga e batalha
Apple e Samsung selam trégua e encerram briga de patentes fora dos EUA
Especialistas acreditam que a trégua na batalha entre as duas empresas pode ser um indicativo de que ambas devem encerrar definitivamente a disputa judicial por quebra de patentes, que surgiu durante a ascensão do mercado de smartphones com tela sensível ao toque.
(Canal Tech, 06/08/2014)

6. triunfo
Décima quinta lei do triunfo de Napoleon Hill
A décima quinta lei do triunfo de Napoleon Hill é a Tolerância, quer ser uma pessoa bem quista em seu meio? Pratique a tolerância com você e com os outros
(Administradores, 05/08/2014)

Ok, com essa manchete edificante (...) peço a todos tolerância e... não interpretem as minhas palavras ao pé da letra, por favor!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais populares

LÁ VAI BARÃO!

E SE A MBOITATÁ FOSSE UMA METÁFORA ATUAL?

BERINGELA OU BERINJELA?