Pular para o conteúdo principal

RETROSPECTIVA: A LÍNGUA PORTUGUESA RUMO AO FUTURO

Mais um ano se encerra. E a língua segue o seu curso. Para quem pensa que retrospectiva faz sempre balanço, aqui vão notícias que abrem perspectivas para o português.

Janeiro - É apresentado um protótipo de aplicativo para a tradução do português para a linguagem brasileira de sinais (Libras). A língua amplia as suas fronteiras quando se liga a outras linguagens. Ótima notícia para começar o ano.
Favereiro - Até o final do século XXI, o português contará com 350 milhões de falantes nativos, aponta estudo.
Março - O Papa não é brasileiro. Mas é gaúcho. Fronteiras compartilham culturas e saberes ultrapassam as línguas nacionais.
Abril - O Parlamento da Região Autônoma da Galícia apresenta uma proposta interpartidária a favor da incorporação progressiva do ensino do português na grade curricular e futura exigência em concursos públicos; recepção aberta em rádio e televisão de programação falada em português; e participação formal da Galícia em eventos e em instituições internacionais que tenham o português como língua oficial.
Maio - O português é o calcanhar de Aquiles dos candidatos que participam de concursos públicos no Brasil: 70% são desclassificados na prova de língua. Mas se estudarem mais as coisas podem mudar completamente. Determinação, pessoal!
Junho - O acervo do Museu da Língua Portuguesa, de São Paulo, é disponibilizado online. Conheça aqui a história do nosso idioma. www.google.com/culturalinstitute/collection/museu-da-lingua-portuguesa
Julho - Inep divulga que 75% dos inscritos no Celpe-Bras, o exame oficial de língua portuguesa variante brasileira, são aprovados na avaliação. Boa notícia para quem quer enfrentar a prova. Boa sorte!
Agosto - Editora Atlas lança o Dicionário de Erros Correntes da Língua Portuguesa. Vai que alguém esquece como se erra? Melhor consultar a fonte... Fica a dica.
Setembro - Um advogado de Maringá, no Sul do Brasil, espalha dicas de português pelas ruas da cidade. Necessidade ou desespero?
Outubro - Português torna-se a quinta língua mais utilizada no Twitter. Dado quantitativo ou qualitativo?
Novembro - Luanda acolhe a I Feira do Livro da CPLP.



Dezembro - A Guiné Equatorial continua tentando entrar para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Um longo caminho deve ser percorrido, afirma o representante dos membros da organização. Mas é preciso ser otimista, tudo pode ser obtido, começando pela abolição da pena de morte, que é um dos entraves para a entrada do país na CPLP.

Comentários

Postagens mais populares

LÁ VAI BARÃO!

E SE A MBOITATÁ FOSSE UMA METÁFORA ATUAL?

HABEMUS MINISTRUM