Pular para o conteúdo principal

SONHO

Deixo a palavra a Sara Piccoli, autora desse belíssimo texto, em que fala da sua experiência com a língua portuguesa. 

Sonho é palavra ônibus.
Sonho não é apenas o produto do nosso subconsciente quando dormimos, mas é, sobretudo, alguma coisa que almejamos, que desejamos fortemente, mas que não sabemos se vai virar realidade, daí a expressão: “....seria um sonho!”.
Em qualquer acepção quisermos considerar a palavra, sonho indica em todo caso alguma coisa que somente nos pertence e que ninguém poderá jamais roubar. Sonho é dimensão onde tudo é possível, mesmo que o objeto do nosso sonho não seja possível na realidade, porque sonhar ultrapassa os limites de espaço e de tempo em que vivemos.
Sonho é alguma coisa que pertence somente à gente, um desejo forte, alguma coisa que sempre vamos levar conosco no âmago do nosso ser, alguma coisa que talvez só nós possamos entender direitinho, que sempre vai nos animar e que sempre vamos visar.
Sempre sonhei muito e sigo sonhando. Muitos dos meus sonhos viraram realidade, muitos não. Já sabia disso quando comecei a sonhar com eles, pois isso faz parte da natureza do próprio sonhar.
O que descobri depois é que às vezes topamos com situações inesperadas que nos surpreendem por serem sonhos que nem mesmo sabíamos ter e reparamos nisso somente quando o sonho já virou realidade. E o que há melhor do que um sonho que vira realidade?
Nos últimos anos aconteceu comigo exatamente isso.
Sempre pensei que uma só língua é aquela que nos guia no nosso cotidiano. A língua que encheu nossos ouvidos desde o primeiro dia da nossa vida, a língua em que a mamãe nos fala quando ainda estamos na barriga, a língua dos carinhos dos pais, das brigas com os irmãos, das fofocas com os amigos, a língua em que rezamos, contamos e imprecamos. Isso, a não ser que nasçamos e cresçamos em uma família onde sempre se falou mais de uma língua; mas também naquele caso há sempre a língua predileta do nosso sentir, a língua em que verbalizamos as batidas do nosso coração, a língua em que sentimos quando trocamos um olhar com a pessoa querida, a língua do nosso sorriso, do nosso choro, da nossa raiva, da nossa dor.
Certo dia, uma amiga alemã que mora na Noruega fez-me refletir sobre isso quando falou que lamentava o fato da língua ‘emocional’ do seu filhinho não ser o alemão, a língua de casa, mas o norueguês, quer dizer, a língua do mundo em que ele nasceu e vive.
Daí pensei que também os que crescem perfeitamente bilíngues têm sempre uma língua ‘predileta’, mesmo inconscientemente, que é a língua das entranhas, que pode ser outra da primeira língua que ouvimos e que nos acompanhou nos primeiros anos de vida, outra da língua falada em casa, e que instintivamente governa nossos pensamentos e sentimentos.
Nunca cheguei a sentir em nenhuma língua que não fosse a minha. Não pensei sequer possível chegar a isso, pois tive sempre a firme convicção de que a gente sente em uma só língua.
Enganei-me e isso foi meu sonho que não sabia ter e que descobri somente quando virou realidade.
Certamente foi um sonho descobrir que é possível acolher no coração outra língua do sentir. Foi diferente.
O português se tornou, sem que eu me desse conta, língua do meu cotidiano, língua das minhas exclamações instintivas, a língua em que muitas vezes conto, a língua em que muitas vezes exprimo minha surpresa, a língua em que escrevo (e não seria capaz de escrever do mesmo jeito em italiano), a língua que arrasou, implacável, as outras.
Sem que eu me desse conta, o português se juntou ao italiano como língua do meu sentir e assim que descobri a possibilidade que o meu ser abrigasse realmente duas línguas, entendi que era meu sonho inexprimível de menina, quando brincava com as bonecas fingindo falar um idioma que não conhecia, que se desvelava em toda sua magnificência e riqueza no ato mesmo de virar realidade.
Isso é o que é sonho para mim. Por isso sonho é também magia porque de certa forma dá ‘realidade’ a coisas às vezes irrealizáveis ou que nunca achamos viáveis. É só fechar os olhos e sonhar: quem sabe, para nossa maior surpresa, um dia o sonho vai virar realidade apesar de toda previsão...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais populares

LÁ VAI BARÃO!

E SE A MBOITATÁ FOSSE UMA METÁFORA ATUAL?

TROCADILHOS NA PONTA DA LÍNGUA