Pular para o conteúdo principal

CUNHADO NÃO É PARENTE, MAS...

Para explicar os falsos cognatos em português, eu costumo recorrer a uma frase de Leonel Brizola, político diretamente implicado nos fatos que antecederam o golpe militar de 1964: "cunhado não é parente!", ele dizia. Brizola era cunhado do então presidente João Goulart, sob assédio, que assumira a presidência após a renúncia de Jânio Quadros. Por um lado, Brizola defendia a legalidade da presidência do cunhado; por outro, via a possibilidade de tornar-se candidato em uma eventual eleição. Mas a lei eleitoral vetava candidatos com relações de parentesco, daí a oportunidade da frase: "cunhado não é parente!".
A brincadeira tem sentido em italiano porque a palavra "cognato" na língua de Dante significa "cunhado". Em português "cognato" significa "parente". Portanto, se falamos de "falsos cognatos", falamos de falsos parentes, falamos de palavras que induzem ao equívoco. De fato, cunhado não é parente, cunhado é afim!
Todavia, não é um falso cognato que deve assustar quem se aventura nas línguas irmãs. Em geral, semelhanças ortográficas e/ou fonéticas correspondem de fato a uma proximidade de sentido. O meu conselho é confiar na intuição, no sentido que a grafia e que a musicalidade da língua sugerem. Mas...
como toda língua tem as suas exceções, os falsos cognatos estão aí para mostrar que o dito não falha.
Recolhi alguns termos em português, nem tantos, porque, afinal, que exceção seriam se a lista fosse muito longa? Contudo é bom lembrar que a lista é só um pequeno exemplo.
O português é uma língua muito rica, o italiano também. A lista aumentará, também com as lembranças e as colaborações dos leitores. Mas nunca constituirá um número ameaçador...

Atender - servire
Aula - lezione
Birra - ostinazione
Boato - pettegolezzo
Burro - asino
Cognato - parente
Comemorar - festeggiare
Conforto - comodità
Consolo - conforto
Esquisito - strano
Maquiar - truccare (il viso)
Marmita - contenitore per cibo
Mastro - albero (della nave)
Neto - nipote (da nonno)
Presídio - carcere
Presunto - prosciutto
Procurar - cercare
Salsa - prezzemolo
Sucesso - esito positivo
Vaga - posto (di lavoro)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais populares

LÁ VAI BARÃO!

LEVANDO AO PÉ DA LETRA, PAGANDO MICO