Pular para o conteúdo principal

OS 7 PECADOS PRONOMINAIS

Certa vez dei para meus alunos um exercício divertido, que consistia em descobrir 7 erros de colocação de pronomes. Retomo aqui a discussão, pois os pronomes não confundem apenas os estudantes de português como língua estrangeira.
O assunto levanta polêmicas intestinas, como aquelas sagas familiares em que filhos rebelam-se à tirania dos pais e os pais escandalizam-se com o mundo que muda e que não conseguem acompanhar. Para dizer em termos culturais: é sabido que, em matéria de pronomes, nós, brasileiros, gozamos de péssima reputação junto à pátria-mãe da língua portuguesa. Não se pode tapar o sol com a peneira, portanto é preciso usar as lentes adequadas.
Segue o meu esquema prático para manter um jeitinho brasileiro, sem provocar demais a justa suscetibilidade dos falantes da nossa pátria-irmã.

Regra de ouro:
O pronome oblíquo costuma ter a função de complemento do verbo. Por isso, se não há outra razão que justifique, deve ser colocado após o verbo. Exemplo: Os encontros realizam-se aos domingos.

Os brasileiros adoram colocar os pronomes antes do verbo (quer dizer, usar a próclise). Como resolver o problema? 

1) Com verbo no futuro, admite-se apenas a próclise (viva!) ou a mesóclise (a colocação no meio do verbo soa pedante, reserve para as cerimônias!). Exemplos: Ele nos dará as instruções para o encontro. / A solenidade de colação de grau realizar-se-á aos vinte de janeiro de dois mil e um. 

2) Palavras negativas (assim reza a gramática) admitem a próclise. Que “palavras negativas” são essas? Trata-se de advérbios e  pronomes indefinidos. Então quando um autor usa a próclise em presença de um advérbio e de um outro pronome (não só indefinido), eu fecho um olho e pego leve em termos de rigor gramatical. Exemplos: Quem lhe disse isso? / Não me diga que você vai ao encontro! / Ninguém lhe contou o que aconteceu? 

3) As conjunções também funcionam como ímã para os pronomes (viva de novo!). Na prática, isso se verifica quando temos orações subordinadas. Exemplo: Quero que me expliquem como será o encontro. 

4) Em presença de uma locução verbal, use a regra de ouro: coloque o pronome após o segundo verbo da locução. Mas se você é brasileiro e adora a próclise, lembre-se que pode usar as três regras anteriores também com as locuções. Exemplos: Quero avisá-los o quanto antes. / Não se pode admitir uma tal audácia! 

5) Última e mais importante regra: em caso de dúvida, abra a gramática! Observe com atenção as soluções possíveis e adote um estilo claro. Como dizia o saudoso professor Luft: na língua portuguesa há muitos casos facultativos, a pior solução é adotar uma regra diferente a cada frase. Marque o seu estilo!  

Comentários

Postagens mais populares

LÁ VAI BARÃO!

E SE A MBOITATÁ FOSSE UMA METÁFORA ATUAL?

LEVANDO AO PÉ DA LETRA, PAGANDO MICO