Pular para o conteúdo principal

POR E PARA - A MÃE BOA E A MÃE BOBA

Contei dezenas de vezes a história da mãe boa e da mãe boba para meus alunos. Até que um dia um dos alunos se ofendeu. Vou explicar por quê.
Para explicar a diferença de uso entre as preposições "por" e "para" costumo comparar com a mãe.
A mãe boa faz tudo por um filho: faz sacrifícios, faz economia, faz investimentos, faz escolhas. Tudo o que faz é por uma CAUSA, o filho.
A mãe boba é aquela que faz tudo para o filho: faz a cama para o filho, serve o prato para o filho, arruma a mochila para o filho. Faz um favor (geralmente desnecessário) para um DESTINATÁRIO, o filho. Mas quando a mãe faz PARA o filho, NÃO ESTÁ FAZENDO POR UMA CAUSA (a felicidade, o sucesso, a vitória, o bem... do filho).
Claro que no dia a dia caímos muito no papel de mãe boba. Ser bobo na vida, quando ser bobo significa ser gentil, é uma virtude rara hoje. Mas mãe tem que botar limites na sua bobice e ser bobinha só de vez em quando. Do contrário vira escrava do filho e da família!
Toda essa historinha, que uso como estratégia didática, tem por objetivo fixar a diferença entre o uso de "por" e o uso de "para". O jogo de palavras boa/boba é o coringa fonético que serve como gancho para recordar melhor.
Mas uma vez um aluno se ofendeu! Foi um caos. Ele viu na "mãe boba" o espelho de sua mãe, e no filho malandro o seu próprio retrato. Daí por diante, antes de contar a história, passei a explicar: não é para ofender a mãe de ninguém...

A explicação detalhada:

PARA - é uma preposição que alude a destinatário, destino, direção, meta. Exemplos: vou fazer um bolo para você. Vou para o Brasil. Ele vai para a universidade... se passar no vestibular!
"Para" é também a preposição mais comum, mais usada, se comparada a "por", que tem usos mais específicos. Por isso, sugiro aos meus alunos que, na dúvida, usem a preposição "para": as chances de errarem é menor porque os casos em que é usada são muitos.

POR  - é uma preposição que indica o meio (físico) para atingir um lugar ou um objetivo; indica também que o verbo está ligado ao objeto por uma relação de causa. E indica ainda o sujeito passivo. Exemplos: A luz do sol passa pela janela (ela atravessa o vidro, atravessa o meio e atinge outro lugar). Passo pelo centro quando vou trabalhar (atravesso o centro da cidade e chego a outro lugar). Venho por meio desta solicitar a minha inscrição no curso de português (significa que através da carta peço a minha inscrição, a carta é o meio utilizado para solicitar o serviço). Vim morar na Itália, fiz isso por você (estou dizendo ao meu interlocutor que ele é uma pessoa importante, agi por causa dele, não se trata de simples gentileza, é algo mais). Este texto foi escrito por mim (sou o sujeito passivo da frase).

Há, naturalmente, muitos outros usos. Mas os casos citados são bastante comuns. Ajudem-me se lembrarem de outros modos de utilização que costumam causar dúvida.

E, para terminar, o uso de "PARA" quando significa destino definitivo e temporário.
Uma vez uma amiga argentina me disse: "Vou para Buenos Aires". Perguntei: "você vai voltar para a Argentina?". Ela disse: "Não, vou só de férias".
Em certas circunstâncias é importante especificar se a gente vai "para" e vai ficar para sempre ou se vai "para" e vai voltar "de".
Nos deslocamentos cotidianos não é preciso dizer "vou para a escola e volto mais tarde", está implícito que ninguém mora na escola. O mesmo acontece quando dizemos: "vou para o trabalho", "vou para casa", "vou para a praia", "vou para a serra".
Mas se vamos para longe e isso pode significar mais do que uma viagem, o melhor é especificar: "vou para a Toscana no próximo verão"; "vou para o Brasil nas próximas férias". Se não especificar, se a conversa não envolver assuntos como as minhas próximas férias, o próximo final de semana, etc., o interlocutor pode pensar que se trata de uma mudança de vida. Exemplo: "sabe, estou indo para Milão...". Dito assim, a gente não pode saber se é um passeio ou uma mudança. Mas a tendência é pensar que se trata de uma mudança.

Por hoje (ah!, esquecia: "por" também se usa para indicar duração!), é isso. Até a próxima!

Comentários

Postagens mais populares

LÁ VAI BARÃO!