Pular para o conteúdo principal

PARA AS CALENDAS GREGAS, OU À GUISA DE VOTOS PELO AVESSO


Calendas era o primeiro dia de cada mês do calendário romano na Antiguidade. “Para as calendas gregas” é uma daquelas expressões ainda vivas no uso popular da língua italiana, e quer dizer simplesmente “nunca”, porque as “calendas” eram romanas, não existiam em grego. Usamos a expressão também em português, mas de modo muito mais literário: a alma devota do nosso povo prefere o “dia de são nunca”, que não deixa de ter a sua beleza. Mas voltando às calendas, dizem que a expressão era usada frequentemente pelo imperador Augusto para referir-se às pessoas que sempre adiavam o pagamento das suas dívidas.
Nada mais atual, agora que o tempo nos impõe olhar no calendário cheio de folhinhas novas todas as agruras que nos esperam no ano novo. Eis, portanto, a lista dos meus votos do que pode ser adiado para as calendas gregas:

1) deixe para o dia de são nunca aquele objeto supérfluo de que você nunca vai precisar e que um dia vai jogar fora poluindo ainda mais o planeta;

2) diante dos problemas cotidianos, repita todos os dias: amanhã não vou deixar barato, mas não esqueça de repetir o mantra diariamente, do contrário não funciona e você acaba perdendo a paciência (e vá dizer que não é fácil irritar-se numa crise como a que estamos vivendo?);

3) adie quanto puder aquela limpeza no baú com as velhas fotografias: o pior aliado da esperança no futuro é um passado muito saudoso.

Vamos em frente, que ninguém jamais saiu de um poço pelo fundo.

 

Comentários

  1. Este termo foi utilizado hoje 29/08/2016 no plenário do CONGRESSO NACIONAL, referindo-se sobre seu afastamento definitivo do cargo de Presidente da Republica do Brasil. Não me recordo do Texto do seu discurso.

    ResponderExcluir
  2. Este termo foi utilizado hoje 29/08/2016 no plenário do CONGRESSO NACIONAL, referindo-se sobre seu afastamento definitivo do cargo de Presidente da Republica do Brasil. Não me recordo do Texto do seu discurso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais populares

LÁ VAI BARÃO!

BERINGELA OU BERINJELA?

HABEMUS MINISTRUM