Pular para o conteúdo principal

FUTURO E (É) PASSADO DA LÍNGUA PORTUGUESA


E se a reforma levasse a uma simplificação radical, que eliminasse aqueles elementos acrescentados ao longo da história da língua para ajudar o leitor a pronunciá-la corretamente?
Refiro-me aos acentos gráficos, cuja razão de ser explica-se fundamentalmente pela existência de um contexto cultural em que uma elite letrada assume a tarefa de guiar o falante (que conhece a sua língua!) na educação à leitura da forma escrita.
Considerando (e desejando) o incremento da educação em todas as faixas sociais e a apropriação das variadas formas de expressão da língua (oral, escrita, não-verbal), por quanto tempo ainda sentiremos necessidade dos acentos gráficos?
A queda do acento agudo nos ditongos abertos (p.ex. em “assembleia”) é um tímido esforço nesse sentido. O acordo poderia ter ido além nesse aspecto, embora eu compreenda as dificuldades para que isso aconteça em uma cultura extremamente apegada aos hábitos como é a nossa.
Proponho uma pequena provocação: uma hipótese de escrita baseada na ideia de eliminação radical dos acentos gráficos. O texto de base é a Carta de Descoberta do Brasil, que é citada logo após o experimento na sua grafia original.
Não surpreenderá o leitor mais avisado que o nosso texto antigo já contenha os germes para a reflexão que acenamos. Para evidenciar mais a “modernidade” da carta original, assinalei no texto inventado as palavras “erradas” que já eram grafadas dessa forma há 500 anos. Boa leitura!

Em portugues de 22 de abril de 2500
A partida de Belem foi, como Vossa Alteza sabe, segunda-feira 9 de Março. E sabado, 14 do dito mes, entre as 8 e 9 horas, nos achamos entre as Canarias, mais perto da Grande Canaria. E ali andamos todo aquele dia em calma, aa vista delas, obra de tres a quatro leguas. E domingo, 22 do dito mes, aas dez horas mais ou menos, houvemos vista das ilhas de Cabo Verde, a saber da ilha de Sao Nicolau, segundo o dito de Pero Escolar, piloto.
Na noite seguinte aa segunda-feira amanheceu, se perdeu da frota Vasco de Ataide com a sua nau, sem haver tempo forte ou contrario para poder ser!
Fez o capitao suas diligencias para o achar, em umas e outras partes. Mas... nao apareceu mais!
E assim seguimos nosso caminho, por este mar de longo, ate que terça-feira das Oitavas de Pascoa, que foram 21 dias de abril, topamos alguns sinais de terra, estando da dita Ilha — segundo os pilotos diziam, obra de 660 ou 670 leguas — os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamam botelho, e assim mesmo outras a que dao o nome de rabo-de-asno. E quarta-feira seguinte, pela manha, topamos aves a que chamam furabuchos.
Neste mesmo dia, a horas de vespera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra cham, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitao pos o nome de O Monte Pascoal e aa terra A Terra de Vera Cruz! Mandou lançar o prumo.

Em português de 22 de abril de 1500
que a partida de belem como vosa alteza sabe foy segª feira ix de março, e sabado xiii do dito mes amtre as biij e ix oras nos achamos antre as canareas mais perto da gran canarea e aly amdamos todo aquele dia em calma a vista delas obra de tres ou quatro legoas. e domingo xxij do dito mes aas x oras pouco mais ou menos ouuemos vista da jlhas do cabo verde .s. da jlha de sã njcolaao, segº dito de Pº escobar piloto e a noute segujmte aa segda feira lhe amanheçeo se perdeo da frota Vaasco datayde com a sua naao sem hy auer tempo forte nem contrairo pera poder seer. fez o capitam suas diligençias pera o achar a huűas e a outras partes e nom pareçeo majs. E asy segujmos nosso caminho per este mar de lomgo ataa terça feira doitauas de pascoa que foram xxj dias dabril que topamos alguűs synaaes de tera seemdo da dita jlha sego os pilotos deziam obra de bje lx ou lxx legoas, os quaaes herã mujta cam tidade deruas compridas a que os mareantes chamã botelho e asy outras a que tambem chamã rrabo dasno / E aa quarta feira seguimte pola ma nhaã topamos aves a que chamam fura buchos, e neeste dia a oras de bespera ouuemos vista de terra .s., primeiramente d huű gramde monte muy alto e rredondo e doutras serras mais baixas ao sul dele e de terra chaã com grandes aruoredos, ao qual monte alto o capitam pos nome o monte pascoal e aa tera a tera da Vera cruz. mandou lamçar o prumo

Comentários

Postagens mais populares

LÁ VAI BARÃO!

E SE A MBOITATÁ FOSSE UMA METÁFORA ATUAL?

TROCADILHOS NA PONTA DA LÍNGUA